CAMPANHA PELA REABERTURA DAS NEGOCIAÇÕES

"AFINAL, REITORES, QUEM VOCÊS SÃO?
REITORES DAS UNIVERSIDADES
OU
COMANDANTES DA TROPA DE CHOQUE?
NEGOCIAÇÃO JÁ!"
 
O Comando de Greve Unificado de funcionários e estudantes da USP iniciou uma campanha pela reabertura das das negociações e contra qualquer intervenção policial nas Universidades. 
Envie moções de apoio à campanha para a ocupação – ocupacao.usp@usp.br, e para o gabinete da reitora pelo e-mail – gr@usp.br 
 
Ocupação SIM! Invasão POLICIAL NÃO! 
This entry was posted in Comunicado. Bookmark the permalink.

6 Responses to CAMPANHA PELA REABERTURA DAS NEGOCIAÇÕES

  1. confiante says:

    não entendi muito bem…QUE VERGONHA…tem vergonha dela própria? Só pode ser né?

  2. típico status quo says:

    Sim, os reitores estão mais para Comandantes de tropa de choque que para REITORES DE UNIVERSIDADES, lidando com estudantes!!!!!

    ABAIXO A VIOLÊNCIA E A OMISSÃO

  3. Marina says:

    Negociação significa que as duas partes devem ceder. E os estudantes, como está escrito literalmente neste post, só querem negociar em seus próprios “moldes”. Vamos ceder, pessoal! Ninguém agüenta mais essa greve. Negociem, mas cedam também.

  4. Jurgen says:

    O mais interessante em todas as manifestações da mídia a respeito dos movimentos de greve é o modo como ela abafa as razões que ocasionaram os mesmos. Como está se tornando habitual, a mídia sempre apresenta os movimentos de greve como prejudiciais à população, separando, com uma nitidez fictícia, os serviços públicos do povo, esquecendo-se de que o servidor público é um cidadão e, portanto, integrante da população. Mas é precisamente em razão do caráter popular do serviço público – pois é o povo servindo a si mesmo – que a mídia arvora-se no direito de sempre criticar as manifestações e os movimentos contrários ao governo de seu agrado. Não se ouve a mídia dizer que a corrupção prejudica o país, ou que os parlamentares corruptos lesam o povo: os juízos acerca da corrupção operam mais como argumentos para criar um estado de pânico na sociedade do que como pensamentos capazes de orientar a ação pessoal no sentido de um futuro promissor. A mídia não forma o sujeito: ela o transforma numa marionete. Faz muito tempo que não vemos os jornais discutirem seriamente as raízes da corrupção, a desigualdade social ou os perigos do elitismo e da demagogia para a cultura política brasileira. O que temos é sempre um enxame descontrolado de acusações e de delações midiáticas, sempre em um estilo de discurso que apela mais para as paixões do que para a reflexão e a tessitura de um juízo prudente. A mídia, quando lhe convém, coloca o povo contra tudo e todos: incita a população ora ao ódio, ora ao respeito pelas instituições públicas; critica a ausência de movimentos institucionais em nome de reformas políticas, mas repreende certa sociedade civil, quando é esta quem age; aprova linchamentos de criminosos vulgares; abafa chacinas de gente pobre, mas escandaliza aquilo que acontece de ínfimo na vida das celebridades; despreza e amordaça os movimentos sociais, mas celebra a privatização do patrimônio público; entrona analfabetos que lhe ofereçam favores e lucro, mas aniquila a fama de intelectuais que têm idéias diferentes para um Brasil melhor. Em suma, a mídia opera, tanto com argumentos elitistas como com máximas demagógicas, procurando persuadir de que a sua opinião é a melhor, porque apresentada de modo imediato, irreflexivo e sem discussão conceitual alguma. Apoiada na demagogia da facilidade, dessa última fazendo a propaganda, a mídia se mostra como um poder alternativo, como o poder institucional privado que, apoiando-se na derrubada do Estado Democrático de Direito, apresenta-se como o último e verdadeiro profeta da verdade.

    ***
    O caderno Aliás do Estadão, edição de 17.06.07, é a gota d´água que faltava para entornar o copo da paciência dos universitários paulistanos sérios. É insuportável a hipocrisia com a qual a mídia se reveste. A mídia pode reclamar da censura gerada por leis que ferem a liberdade de expressão, mas a sociedade civil, fragmentada, não pode reagir aos atos inconstitucionais dos poderes constituídos. Se o Estadão tem a missão de questionar os poderosos, nosso dever é questionar a linguagem midiática e contradizê-la quando ela se mostra dogmática e imparcial.

    Por pretender dar uma lição de autonomia, emprega um quadro de Rembrandt para apresentar as autoridades institucionais responsáveis pela demonstração de incompetência na administração do bem público educacional superior. Lição indecorosa de autonomia, pois que eu saiba não cabe à mídia subministrar lições de gestão universitária: quando muito a mídia deveria comunicar imparcialmente os eventos que ocorrem na Cidade, sem deixar de prestar atenção nem na periferia nem no centro. Ora, é claro que o Estadão tem um caderno especial chamado Metrópole, o qual trata, é óbvio, da periferia de São Paulo e da violência que nela grassa diariamente e sem nenhum controle por parte das autoridades e das instituições defendidas calorosamente pelo Estadão. Basta folhear as páginas para ver quantas linhas são dedicadas à periferia! Os olhos deste jornal, como não poderia deixar de ser, estão voltados para a zona oeste de Sampa, mais particularmente para uma das instituições fundamentais para a formação da elite dirigente brasileira: sim, o Estadão está vidrado na USP, nesta mulher madura que significa muito para a elite econômica e cultural não só desta Cidade, mas deste país. É preciso compreender, de uma vez por todas a função da Universidade em Sampa: ela é simplesmente o centro de formação da elite dirigente ou daqueles que pretendem ter acesso a esse grupo comandante; a Universidade, portanto, como meio, e não como fim — a USP como escada, trampolim. É por esta razão que ela importa para tantos partidos e instituições públicas e privadas: porque ela é o horizonte a ser alcançado pelas demais instituições de ensino e, como a Estrela-do-Norte, deve ser firme e constante.

    Cidadãos e cidadãs, quando a reitora enfim ocupar o gabinete, tudo voltará a ser como antes: todos seremos felizes, e nossas vidas universitárias continuarão de vento em popa, pois nada terá sido alterado na USP, nem o seu elitismo nem a autonomia da classe dominante que nela se forma. Assim que a reitora sentar-se novamente em seu gabinete, poderemos ter a certeza de que a USP ainda será como em nossos sonhos: uma Universidade para poucos, uma Universidade de líderes, de criaturas que, por seus méritos individuais, são dignos de figurarem à frente da sociedade, como seus verdadeiros e legítimos tutores. Médicos, advogados, engenheiros, jornalistas, biólogos, farmacêuticos, químicos, veterinários, arquitetos, enfim, toda essa gama de profissionais liberais que merecem alçar aos maiores cargos de nossa Cidade e comandar as instituições privadas e públicas rumo ao horizonte maior de Ordem e Progresso, a Utopia. As demais profissões serão suas subalternas, de devem ou atuar como baú cultural ou como foco de insurgentes, ou como um apêndice de vagabundos mesmo. Mas, é principalmente entre os grandes que a bestialidade grassa. Eu me recordo, FOI NA FACULDADE DE MEDICINA DA USP QUE ESTUDANTES ASSASSINARAM CRUELMENTE TSUNG-CHI HSUEH; E FOI O CONTRO ACADÊMICO DE DIREITO, XI DE AGOSTO, QUE PUBLICOU FRASES CONTRA OS NEGROS NO BRASIL. Sim, meus caros, essas faculdades tão dignas de proteção institucional são faculdades que abrigam ASSASSINOS e RACISTAS (FM-USP e FD-USP, respectivamente). Se a mídia fosse imparcial, certamente ela investigaria a fundo o que rola nos corredores dessas instituições que não são da predileção apenas do gabinete da reitora. Ninguém censuraria uma tal investigação, exceto a Consciência Crítica de Sampa.

    Ainda, cidadãos e cidadãs, quando os alunos enfim voltarem às salas de aula, tudo voltará a ser como antes: o professor Gianotti continuará a ofender os estudantes e a protestar com toda a veemência contra a “burrice” dos alunos de escola pública. Eu só gostaria de pedir que o emérito catedrático dissesse isso em uma escola estadual, sim, daquelas bem devassadas, apenas para ver se ele sairia ileso. Muito fácil criticar o movimento estudantil quando se é emérito, e quando a titulação não depende de aprovação da comunidade universitária. Mas não há nenhum problema: é tradição na Universidade baixar a cabeça para os grandes eméritos, para que, se concedida uma bolsa de estudos, estes possam facilitar a ascensão dos novatos na Academia. Os estudantes pobres são pródigos na aceitação desse sistema: basta entrar na USP e aquela empáfia do mérito e da dignidade toma conta. É o contato salutar com a ética da humildade e da institucionalidade das elites — é a alienação da moral da hierarquia do mérito, axiologia que fundamenta a Universidade.
    Sim, irmãos e irmãs, quando enfim os líderes sindicais baixarem o volume do alto-falante, tudo voltará a ser como antes: os professores mandarão na burocracia, funcionários continuarão sem voz e fazendo de tudo para “deixar o serviço como eles querem”. A própria Universidade reproduzirá o modelo autoritário da sociedade neoliberal, que não concebe a possibilidade de representação política via sindicato, porque aos trabalhadores incumbe a realização de um trabalho rápido e eficiente, e não a conscientização e a luta política por um mundo mais justo e menos desigual. Por meio de uma solução racional, de mandar abaixar o tom de voz, assim abafando a gritaria inerente aos momentos de crise (em que nenhuma autoridade comparece para dar explicações), terminaremos por exterminar, dentro da Universidade, lugar de criação, a força dos movimentos sindicais. A Universidade, livre de agitações e insurgências, voltará a ser um ambiente pacífico e racional, em que nenhuma outra voz, senão a dos burocratas e dos acadêmicos, será ouvida: pois na Universidade, não há democracia, dúvida, incerteza, barulho, crise, mas a razão unívoca e unilateral. Como Platão seria feliz na USP!

    Uma crise foi ocasionada pelos decretos do sumo gestor do Estado. Sim, essa crise não existia: a USP era normal, com suas tradições elitistas e sua dignidade do mérito. Os decretos não vieram para aniquilar esses hábitos: foram impostos como forma de entronizar medidas que transformariam a Universidade em uma escola técnica, sonho da elite econômica, ávida pela dominação tecnológica. As Humanas também entram nessa: cada um quer ter sua ONG, participar de uma Fundação de assistencialismo social. Mas há ainda outro motivo para a redação dos decretos. A educação, se formadora, custa muito ao Estado: para aumentar quantitativamente o ensino básico, é preciso reduzir qualitativamente o ensino superior. E não há problema nisso, porque o público que freqüenta a USP é suficientemente abastado para continuar buscando educação formadora além dos muros do Butantã. E fora do Brasil, se querem saber a verdade. Porque mesmo nas faculdades menos gloriosas, o número de alunos detentores de capital intelectual é muito elevado. Mas não perguntem ao Gianotti: para ele somos todos favelados! Adorno é mais sutil: os favelados são pessoas felizes. Isto porque não é ele que presencia a violência, real, dolorosa, cruel, perversa e abafada pelo Estado e pelo Estadão! Mas estou falando de dois senhores que concordam com os hábitos de nossa Cidade: “que cada um viva conforme o que lhe cabe viver”, essa é a sapiência desses doutos! Se cabe ao pobre tolerar todo tipo de violência e ter sua voz abafada, que ele a tenha, pois a cada um se dê o que merece! A mesma reação hipócrita está ocorrendo na USP, pois aos alunos carentes é reservado todo o desprezo da reitoria.

    Não, meus irmãos e irmãs, não há estado de exceção na USP, porque nessa Cidade o exercício diário é o da convivência com o nefasto (Brasilândia) e o autoritário (TJ)! A mídia realmente conseguiu transformar a crise na USP em uma calamidade pública: isso porque o doutor Serra, ao executar uma minuciosa cirurgia no corpo morto (!) da Universidade, recebeu como resposta um sonoro arrombar de portas da reitoria. Sim, meus caros, a mídia está realizando a pintura de um quadro: ela está retratando como o grande médico Serra (e Platão se queria um médico de almas), preleciona acerca das propriedades orgânicas desse corpo morto chamado Universidade, mas ele cometeu apenas um erro, senhores: o corpo está vivo! Serra, para palestrar aos seus colegas, apresenta as vísceras de um corpo vivo, diagnosticando as suas enfermidades e os seus pontos saudáveis. Os decretos são apenas os produtos das reflexões serranas sobre o bom e o mau na Universidade: “isto, senhores, é o que deve ser tratado primeiro no caso de um mercado com tais exigências; e isto, senhores, é aquilo que deve ser extirpado do organismo universitário, caso o mercado não necessite dessa formação”. Todos devemos obedecer às prescrições do doutor Serra e aprender com suas lições de autonomia e de gestão universitária. Além de governador, é legislador, economista, e médico institucional. Ave, César Platônico!

    Enfim, senhores e senhoras, recordemos as palavras de Souza Martins, o grande demagogo do Estadão, advogado do Serra e cirurgião das instituições: “Pior é o que está por vir após a desocupação”. São palavras pesadas, próprias de um homem tirânico e terrível, que deve lamber os dedos após queimar alguém na FAPESP ou no CNPQ. São palavras que revelam personalidade despótica, privatista: é um anticristo institucional. É um homem que não conhece o sentido prático do termo “violência”, que não conhece o ambiente das escolas públicas e, aproveitando-se da titularidade de seu cargo, quer prelecionar sobre tudo, como um sapiente platônico, para quem o mundo deveria ser como na República, a hierarquia da sapiência, com um leve toque de Figueiredo. Ele poderia dar as mãos para os nazistas. SÓ NÃO SEI AS RAZÕES QUE LEVARAM ESTE PROFESSOR A SILENCIAR DIANTE DO ASSASSINATO DE TSUNG-CHI HSUEH NA FACULDADE DE MEDICINA; E TAMBÉM NÃO SEI OS MOTIVOS DE SUA INÉRCIA DIANTE DOS PANFLETOS RACISTAS DO XI DE AGOSTO. Quanta parcialidade, senhor Souza Martins! Quanta mentira! Eu quero a prisão dos assassinos de Tsung-Chi Hsueh, eu quero que o caso seja investigado, pois a Medicina da USP é um antro de assassinos! Se a FM-USP, palácio de homicidas de elite, não merece a difamação e a calúnia perpétuas, também os estudantes participantes da ocupação não merecem nenhuma punição, pois se assassinos não são condenados, não há autoridade moral para punir membros de um movimento social!
    Ademais, recordo-me também de uma máxima moral que permeia a administração do ensino básico: “Nenhum aluno será expulso, a menos que alguém consiga comprovar que ele realmente matou um colega de sala.” Vivemos em um Estado Democrático de Direito, no qual os cidadãos podem ter a certeza de que não serão presos por homicídio se matarem alguém no ambiente escolar. A Faculdade de Medicina da USP segue apenas esses preceitos fundamentais da escola pública brasileira, em conformidade com os princípios do acesso democrático ao ensino. Não há autoridade moral nem institucional para impedir que um cidadão nefasto freqüente a escola básica ou o ensino superior. Os marginais que freqüentam a escola pública poderiam aprender muito com os colegas da Medicina da USP. Não sei o que leva certos catedráticos (não, este nome não caiu) a considerarem os alunos ocupantes como dignos de expulsão ou coisas do gênero. No ensino básico estadual não existe norma educacional que permita expulsar ou punir um aluno — seria uma ofensa ao princípio da isonomia que universitários sofressem punições tão severas, pois sequer ladrões e traficantes são expulsos da escola pública! O que falta para todos esses catedráticos brasileiros é o senso da realidade: vivem suas vidas nos livros e métodos europeus e americanos, e não conseguem enxergar um palmo diante do nariz empinado, CORJA DE SANGUESSUGAS. Não movem um dedo para melhorar a qualidade do ensino básico e agora querem servir como magistrados no Poder Executivo, só para julgar alunos carentes da melhor universidade do país! Façam-me o favor, deixem de ser COVARDES!

    Estamos vivendo uma experiência mais do que devassa na USP. A titularidade dos cargos, a glória e a fama dos eméritos, a moral da hierarquia dos méritos, enfim, toda essa cultura de elite aliada a um discurso hipócrita, que tapa o sol com a peneira, são argumentos para conservar a Universidade como ela sempre foi: uma instituição de ensino para poucos, na qual não importa a quantidade de verbas investida, mas o capital intelectual de seus alunos, o verdadeiro motor da USP. O governo sabe perfeitamente dessa realidade, Serra sabe muito bem que seus decretos, na versão original, agradavam muitíssimo a elite dirigente, pois nada lhe agrada mais do que uma pesquisa operacional! Como nem 20% dos alunos da USP provêm de escola pública, e como destes nem metade é carente, compreendendo essa realidade, é evidente que a reitora não teria razão alguma para se preocupar com um programa de inclusão social dessa minoria. Essa é a realidade mais provável da Universidade: a ocupação é realizada por uma minoria porque é uma minoria de alunos carentes que consegue passar na FUVEST! A Universidade significa por si mesma exclusão social, e a moral da hierarquia dos méritos fundamenta um estilo de discurso que abafa a dignidade do movimento estudantil, uma vez que este não representa a maioria do alunado da USP, mas a minoria que, não se sabe como, conseguiu passar no vestibular e, diante da meritocracia da elite, naufragou. DEVASSOS SÃO OS EMÉRITOS: SILENCIAM SOBRE A APROVAÇÃO AUTOMÁTICA, MAS VOCIFERAM CONTRA O PROTESTO DE ALUNOS CARENTES NA USP. Nada como a justiça platônica: dar a cada um o que lhe é devido segundo sua Natureza!
    Não, meus amigos, nem os institucionalistas, nem os assassinos, diferem no mal que causam à Cidade: uns destroem a democracia por impor dogmaticamente a concórdia, assim arrebentando com a construção toma-lá-dá-cá de nossa axiologia social; outros a exterminam por aniquilar a carne sacra dos cidadãos, privando a república de sua matéria a mais nobre, da própria causa de sua geração. Assim, quando a Cidade encontra-se dominada pelos dois extremos da vida humana, pelos senhores institucionais do sentido das palavras e pelos mestres nefastos da violência e do extermínio, cabe aos cidadãos íntegros e honestos sanear a Cidade, recordando prudentemente as razões que geram a vida social e mostrando como uma vida transparente e preocupada com o público pode levar a uma convivência alegre e protegida de ditadores hipócritas e homicidas impunes.
    ***
    Escrevo o que quero: não estou filiado a ninguém, e também não busco convencer de verdade alguma, pois não sei o que se passa em vossa mentalidade vaidosa.
    Para proteger a vida de médicos assassinos, me oculto, Urutau.

  5. Fábio says:

    Olá! Gostaria de salientar e pedir apoio dos alunos da USP em colocar em suas pautas também, o repúdio e protesto à invasão da UNESP ARARAQUARA pela tropa de choque, que retirou os alunos a força dos predios do campus que haviam sido ocupados em protesto a decisão dos professores de se retirarem da greve.

    Mais informações: http://grevenaoeferias.blogspot.com/

  6. Que vergonha says:

    Chamado típico do Sintusp. Parece que os ditos “estudantes” aprendem rápido mesmo.

Comments are closed.