Convite ao Ministro da Cultura – Gilberto Gil

 

Prezado Sr. Ministro Gilberto Passos Gil Moreira,

Nós, estudantes que ocupamos a reitoria da USP, fazemos um apelo a sua presença aqui no movimento de ocupação da reitoria. Estamos já há mais de 40 dias ocupados, em defesa cultural e política da Educação Pública, sob ameça física de uma ação da tropa de choque para a reintegração de posse, pedida pela Reitora Suely Vilela. Nosso movimento, pacífico, tem promovido conjuntamente com professores e entidades da sociedade uma extensa programação cultural-política ao longo dessas últimas semanas.

Buscamos quebrar a apatia política que tem permitido aos governantes agir sem consulta à população, escondidos nos muitos palácios, a governar por decretos. Queremos o direito e a responsabilidade da atividade política, popular e direta, livre e cotidiana. A legitimidade de nossa causa, somada a nossa determinação em defendê-la, inspirou o movimento estudantil em todo o país a sair às ruas para transformar a triste realidade brasileira, através da cultura e da educação.

Não mais nos calaremos. Lutamos para democratizar o acesso e melhorar a qualidade do ensino público, em todos os seus níveis. O Senador Eduardo Suplicy esteve presente aqui para uma conversa conosco, e se disponibilizou a intermediar o diálogo com a reitoria. Mas nesse “diálogo” não somos ouvidos nem por governo nem por reitora. Tentam nos criminalizar.

Continuamos sob ameaça de repressão policial, continuamos sendo esculachados pela mídia conservadora, continuamos atacados pelo autoritário governo de São Paulo. Mesmo assim, continuamos com esperanças e seguimos. Seguir com os outros é conseguir.

Nisso tudo, consideramos que sua presença seria muito valiosa para nossa vivência coletiva e muito apreciaríamos sua contribuição. Convidamos você a nos visitar aqui na USP na quarta feira (20/06), ou em outra data, caso não avancem as negociações e não se alcance um consenso.

Comissão de Cultura

Ocupação da Reitoria da USP

http://ocupacaousp.noblogs.org

This entry was posted in Comunicado. Bookmark the permalink.

5 Responses to Convite ao Ministro da Cultura – Gilberto Gil

  1. confiante says:

    bruno…o Gil é um cidadão, não importa ministro de quem ele seja. Todos precisamos de toda ajuda possível. Não seja tão radical.
    Obs: sou apartidária, só para não acharem que estou defendendo o gil ou o governo Lula.
    E acredito na “cooperação” entre TODOS os indivíduos que sejam contra o sucateamento da Educação Brasileira.
    Esse convite nos mostrará o que pensa o nosso Ministro da Educação sobre o assunto.

  2. confiante says:

    depende do governista. Pq não?
    nem todos são como o Sr. Serra (ainda bem)

  3. Leila Jinkings says:

    Muito bom, galera!
    Vocês estão fazendo história.
    E tem muita gente que tá com raiva e inveja rá rá rá!
    Vocês estão a cada dia demonstrando mais firmeza e maturidade! Viva a dialética, Viva!
    Saudações

  4. Bruno - na ocupação says:

    Eu repudio esse convite.

    A comissão de cultura decidiu isso mas não representa a opinião de muitos presentes na ocupação. Fora Gilberto Gil, ministro do governo Lula!

    Infelizmente não somos um grupo que possa ser dito homogeneo, é um ponto positivo, mas abre brecha a acontcer aberrações como esse convite.

  5. Nanda (FEA - USP) says:

    No fim…xingam, xingam…mas, a presença de governistas é sempre importante, né?
    engraçaaaado…

Comments are closed.