ATO CONTRA OS DECRETOS

GRANDE ATO NO PALÁCIO DOS BANDEIRANTES

 
Convidamos a todos para o ATO em frente ao Palácio dos Bandeirantes nesta quinta-feira, dia 31/05.

 

Haverá uma concentração em frente à Reitoria às 12:00.
 

 

Em defesa da educação pública – abaixo os decretos!

Há 29 dias, estudantes ocupam a Reitoria da USP para defender a autonomia das universidades estaduais paulistas dos decretos do governador José Serra emitidos no início do ano. A ocupação foi uma forma de iniciarmos um debate sobre os ataques que a educação pública, em todos os níveis, vem sofrendo.

Denunciamos a interferência negativa que os decretos pretendem exercer nas universidades. O chefe da recém criada Secretaria de Ensino Superior, José Aristodemo Pinotti, diz que se trata de um “gesto de valorização da universidade, de estar mais perto para ajudar, para melhorar”. Não consideramos que centralizar nas mãos do governador decisões sobre linhas de pesquisa, contratação de professores e remanejamento de verbas é “valorização”. É, sim, um desrespeito à Constituição de 1988, que prevê autonomia de gestão, financeira e didático-científica para as universidades públicas. É a perspectiva de institucionalizar um projeto privatista para o ensino superior público.

Destacamos que os decretos agravam um quadro de precarização delineado ao longo de vários anos por políticas públicas que sucateiam a educação pública. Exemplo disso foram os vetos do governo do Estado em 2005 e 2006 (Alckmin/Lembo) ao aumento de verbas para a educação pública.

Lutamos contra essas políticas – e pela educação pública de qualidade – não apenas quando exigimos a revogação dos decretos, mas quando reivindicamos também o direito à assistência estudantil para que estudantes de baixa renda possam entrar e permanecer na universidade, a contratação de professores suficientes para a expansão de vagas dos últimos anos, a reforma de prédios e equipamentos que hoje se encontram em estado precário, dentre outras pautas.

Até o momento, Serra não explicitou as intenções que nortearam o conjunto dos decretos. Ao contrário, o governador procura abafar o debate, reiterando que os decretos não valem para as universidades, que seu conteúdo é inofensivo. Se assim é, que sejam, então, revogados.

A ocupação da Reitoria da USP e a greve das universidades estaduais convidam a sociedade para aprofundar o debate e se juntar à defesa da educação pública, gratuita, para todos, em todos os níveis!
 

This entry was posted in Moção de apoio. Bookmark the permalink.

13 Responses to ATO CONTRA OS DECRETOS

  1. Gustavo - IFCH/Unicamp says:

    Acessem o link e vejam o que saiu hoje no Diário Oficial. Parece que o governo começou a recuar:

    http://download.uol.com.br//vestibular/outros/decreto_atonomia.pdf

  2. André says:

    É verdade, é preciso manter a mobilização, não podemos esquecer daqueles que nos apoiaram!

  3. - says:

    Mas a maior parte dos decretos interferiam mesmo na questão dos professores e dos funcionãrios(contratação, reajuste salarial, etc…) Eu acredito que eles também estejam satifeitos, ou não, porque ainda falta o reajuste anual deles.
    A pauta de reinvidicações estudantis, a reitora garantiu já alguns pontos. è questão de vcs decidirem em assembléia agora se se acham satisfeitos

  4. André says:

    Pode até ser que ele tenha voltado atrás nessa tentativa de controlar as universidades públicas estaduais, mas não podemos relaxar em relação às demais reivindicações da pauta.

  5. Bruno says:

    Peraí. E o resto da lista de reivindicações? Foi ignorado? Que vitória, hein.

    É só ganharem um pedaço do bolo que esquecem dos professores, dos funcionários, enfim, dos aliados.

  6. Lucas (CAMat) says:

    Serra revê decretos que falam das universidades paulistas
    http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL44978-5604,00.html

  7. Lucas (CAMat) says:

    Serra revê decretos que falam das universidades paulistas
    http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL44978-5604,00.html

  8. MAntém-se o ato says:

    MAntém-se o ato-comemoração de fim de greve e da ocupação.

    Se bem que isso pode dar corda ao governador se ocorrer algum incidente com a polícia.

  9. Joana says:

    E agora, matém-se o ato?

  10. Lola says:

    Pessoal, o Serra alterou os Decretos!! Olhem só: http://download.uol.com.br//vestibular/outros/decreto_atonomia.pdf

    parabéns, estou mto orgulhosa!

  11. Daniel says:

    Saiu no diário oficial a alteração dos decretos.
    http://www.imesp.com.br
    31/05/2007

  12. Levi M. FIlho says:

    Isso não é a privatização da Universidade? Vcs tomaram p/ si o campus, privatizando compulsoriamente o acesso. Quem tem um mínimo de apreço pela democracia e pela autonomia universitária está em desacordo com tal posicionamento.

  13. Estudante says:

    A questão da permanência é muito importante, porém a do ingresso é ainda mais. Faltou no texto destacar a pauta em relação ao Inclusp e o acesso à Universidade, da necessidade de ampliação das políticas afirmativas processo de ingresso à USP. Pela importância que esta pauta possui, não deveria ficar confinada no “dentre outras pautas”.

Comments are closed.