Moção de apoio a ocupação da Reitoria da USP

Manifestamos nosso apoio e solidariedade a mobilização e a pauta de reivindicação estudantis na Universidade de São Paulo. 

O Movimento Estudantil da Universidade de Brasília – UnB, solidariza-se com a luta dos/as estudantes pelo aumento de verba (através de financiamento público), contratação de professores, democratização da universidade e assistência estudantil. 

Nós que lidamos com as dificuldades de lutar pelos nossos direitos e ideais cotidianamente, entendemos e reafirmamos como legítima a luta de estudantes e funcionários das USP pelo Ensino Superior Público, Gratuito e de Qualidade. 

A ocupação é uma resposta necessária aos decretos autoritários do governador do estado de São Paulo, José Serra, que interferem diretamente na autonomia e na democracia universitária. 

Também manifestamos aqui nosso desprezo a qualquer tipo de repressão, seja ela policial, jurídica ou política ao movimento estudantil ou a qualquer movimento social. Defendemos a liberdade de manifestação política por acreditar que esta é fundamental para a consolidação da democracia. 

Saudamos ainda todos e todas que trabalham e lutam pela construção de uma universidade pública, gratuita, democrática e comprometida com a transformação da sociedade. 

Centro Acadêmico de Letras – CALET

Centro Acadêmico de Biblioteconomia – CABIBLIO

Centro Acadêmico de Geografia – CAGEA

Centro Acadêmico de História – CAHIS

Centro Acadêmico de Serviço Social – CASESO

Centro Acadêmico de Matemática – CAMAT

Centro Acadêmico de Pedagogia – CAPE

Centro Acadêmico de Artes Cênicas – CACEN

Centro Acadêmico de Engenharia Florestal – CAEF

Centro Acadêmico de Antropologia – CAANTRO

Centro Acadêmico de Administração em Agronegócios – CAAGRO

Centro Acadêmico de Ciências Naturais – CACINA

Centro Acadêmico de Física – CAFIS

Centro Acadêmico de Química – CAQUI

Centro Acadêmico de Enfermagem – CAENF

Diretório Central dos Estudantes Honestino Guimarães – DCE

Movimento Instinto Coletivo

Coletivo Nada Será como Antes – Oposição ao DCE – UnB

This entry was posted in Moção de apoio. Bookmark the permalink.

30 Responses to Moção de apoio a ocupação da Reitoria da USP

  1. Pingback: vvtwqchw

  2. Pingback: badaruniter blog

  3. Lucas says:

    Apesar das criticas destrutivas, apoio o movimento com toda a certeza são vocês – minoria- que fazem a diferença nesse país como muitos no passado fizeram, dando uma pequena melhora para sermos um pouquinho melhor em fatores socioeconomicos, se deixassemos as custas do governo estariamos a nível da Africa.
    CONTINUEM A OCUPAÇÃO NA REITORIA!!!!!!!!!!!!

  4. Roberto Sun says:

    Aqui e o Roberto Sun de Novo. Eu me lembro que o Massacre dos Carajas que aconteceu no Para anos atras, nao iria acontecer nada para as autoridades locais, mas como alguem conseguiu a facanha de FILMAR AS ATROCIDADES DOS POLICIAIS que invadiram o local ocupado por sem-terras!!

    O comandante do ataque e diversos militares, anos depois foram condenados a prisao por anos e anos, e o comandante e os militares devem ter sido processados no tribunal civil tambem!! Isso tudo, porque tinha a evidencia da filmagem..

    Portanto, tenham DIVERSAS FILMADORAS EM MAO, porque se a policia comecar a cometer violencia contra os estudantes, professores e administradores, EXISTIRA EVIDENCIAS para MOSTRAR AO MUNDO INTEIRO, incluindo o exterior, o tipo de governo que o Serra mantem!! E estas mesmas evidencias poderao ser usadas posteriormente para PROCESSAR OS RESPONSAVEIS EM UM TRIBUNAL CIVIL!!
    Abracos,
    Roberto Sun.

  5. companheiro says:

    meu caro morador eterno, eu gostaria de estar na aula, mas como fizeram barricadas tive q ficar em casa….

    quanto ao seu nome, gostaria de lembrar que eh isso um dos problemas: os moradores “eternos”…acho q ja q estao tao engajados, pq vcs nao expulsam do crusp todos aqueles que ja se formaram, ou ate mesmo ou funcionarios que utilizam do crusp, o que nao eh permitido…mas e dai neh? quem liga pra o q eh ou nao eh permitido nessa universidade???? Ou vc acha q ninguem sabe da mafia q eh aquele crusp ?!?!?!

  6. Rolando de Rir says:

    o foda eh q se eles forem pra aula vao ter q mostrar o quao incompetentes sao…ai fica mal..melhor fazer rosas de crepon…
    Voces nao enxergam o quao ridiculo eh isso ? Guerra das Rosas II ?? HAHAHAHAHAHAHAHA ainda bem q vcs nao vao conseguir nada e seu movimentozinho de BOSTA vai pra cucuia…pq vcs nao vao conseguir nada…o Serra chora de rir de vcs…

  7. Roberto Sun says:

    Venho aqui declarar o Meu Respeito e Apoio aos que ocupam a Reitoria da USP!!
    Como eu moro na California, tudo o que eu vejo e atraves da internet!!

    A seguir comentarios e sugestoes:

    1) A ideia de coletar assinaturas a favor da autonomia da USP E OTIMA!!

    2) A maioria da midia no momento e de direita. Entao quando tiver a demonstracao de quinta-feira no palacio do governo, seria bom levarem FILMADORAS para filmarem uma possivel reacao violenta da policia militar. Se for gravado alguma violencia por parte da policia militar, poderia-se fazer copias e enviar as copias para todas as redes de televisao. Uma das redes de televisao deveria mostrar as imagens. Se por acaso, nenhuma rede de televisao mostrar as imagens, voces podem mostrar as imagens atraves da internet via youtube.. E sempre bom documentar o que esta acontecendo na escrita e na filmadora tambem..

    3) Voces ai que estudam no departamento de filme da USP, voces poderiam fazer DOCUMENTARIOS sobre o que esta acontecendo na USP no momento. Os documentarios serviriam para mostrar para o Brasil e para o mundo inteiro o que o Serra fez, e esta fazendo no momento. Os documentarios tambem serviriam para EDUCAR os que nao entendem o que voces fazem no momento..

    4) Todas as vezes que tivesse um protesto, e bom levar filmadoras para gravar a possivel violencia da policia militar. Seria bom tambem colocar algumas filmadoras na frente da reitoria para gravar possivel invasao e violencia da policia militar.
    Um Grande Abraco,
    Roberto Sun.

  8. mão branca says:

    e cuspam no chão, para deixar a marca da saliva.

  9. O Instituto de Geociências da UNICAMP está em greve, e disponibiliza informações em seu blog.
    http://igemgreve.blogspot.com

  10. felipe gini says:

    Inconstitucionacionalidade
    Corrupçao a bandeira de nossa naçao.
    O produto da reaçao por alienaçao.
    É a bandeira que no pleito estampamos.
    Panos quentes e muita massa.
    Cabrestos e muita mordassa.
    A bandeira que por vezes tapamos.

    Corrupta flamula de margens placidas.
    Distrito Federal de verdades acidas.
    É a flamula da nossa franqueza emocional.
    Estado de calamidade publicada.
    Uma democracia abdicada.
    A flamula no nosso quintal.

    Corruptos filhos da pátria mae gentil.
    Descendentes do poder doentiu.
    A madeira do pau brazil. (com Z)
    É balda de fuzil. Fraqueza pueril.

    Corruptos todos somos,
    Nos cromossomos.
    Quem nao tem preço,
    Nao tem apreço.

    Vende se.
    Um filho que nao foge a luta.
    Mantem a cara enchuta.
    Desvende se.

    Somos filhos da pútrida pátria que nos pariu
    Pátria essa que a corrupção partiu
    – Pátria Amada Brasil!

  11. Waters Ocupação SIMMM says:

    Mas ainda tem gente falando que só existe a raça humana??? ai meu deus! Se só existe a raça humana, pq escravizaram os negros? Por favor, né? Chega de hipocrisia! Daqui a pouco vão fazer que nem o outro “Ali Kamel” e lançar mais livros do naipe “não somos racistas”. Se há cotas para negros é pq eles sofrem mais discriminação sim. Entre um negro pobre e um branco pobre quem consegue emprego mais facilmente? Branco. Porque ‘negro é bandido’, ‘negro é gente ruim’, ‘branco é mais bonito’ e etc. É isso que as pessoas pensam inconscientemente, quando não conscientemente. Já vi isso acontecer muito. Essa coisa de que dar cotas para menos providos financeiramente vai gerar automaticamente a contemplação dos negros, já que são a maior parte da população pobre no Brasil, não é muito justa não. Já falei: entre um branco pobre e um negro pobre, o branco consegue emprego mais fácil e o negro, além de lidar com o preconceito social (como o branco pobre) tem que lidar com o preconceito de cor. E o pior é gente tapando o sol com a peneira: ‘somos todos raça humana’. Sim, somos, mas devemos moralmente, socialmente, economicamente, muuuito aos negros pelos anos acorrentados e pelos anos em que o branco os tratou como se não tivessem alma (salve a igreja católica), pelos jovens que foram tirados de sua terra, levados embora para outra e impedidos de lutar contra a condição imposta. Então a Educafro tem muito trabalho pra fazer por causa da mentalidade de gente como vc, Ricardo Araújo, que acham que não há preconceito, que somos todos ‘raça humana’, mas que na hora do ‘vamo ver’, os negros são os porteiros, as empregadas domésticas, os cobradores de ônibus etc. e isso inclusive nas novelas nada racistas do manoel carlos. Equanto as pessoas não assumirem os problemas deste país, vai ser difícil saná-los.

  12. Ricardo Araujo says:

    Meu caro moderador, agora vejo que fica bem claro o motivo de só agora vocês resolverem agir, ao invés de se fazer presentes com mais do que reuniões e grunidos no escuro… é falta de estudo mesmo, pois sua compreensão de texto é risivel.

    quando me refiro que correr para barricar é sinal de quem não tem mais o que fazer, me refiro a “ultimo recurso do desespero”, não a um simplório “desocupados…”

    a cor da minha pele é clara, tenho sangue misto na raiza da minha familia, entre italianos, portugueses, indios, arabes e africanos…

    Se for dado algum privilegio a quem é negro, que critério vão usar pra me negar esse direito? Não tenho condição financeira de estudar numa universidade, fiz ensino publico no segundo grau com apenas metade das matérias por falta de professor, não tenho grana pra cursinho…

    Vou me declarar negro. Quem vai provar que não sou? Só por que minha pele não é escura? Isso é discirminação, por que não há raça branca ou negra, existe apenas a raça humana. Então, recursos hão de ser dados a quem precisa. Ponto final. Indiferente de cor. Se a maioria dos que precisam são Afro-descendentes, então isso se equivale a uma coincidencia social que esta sendo corrigida. O que não pode é tratar essas pessos como se fosse uma “classe social diferente” e negar recursos a quem também precisa, mas não nasceu “escuro o bastante”.

    Ou seja, é um bando de criança gritando “socialismo” mas com idéias elitistas…

    Querem solução, mas que tal escrever projetos de lei? Rascunhos de programas sociais? Planos, Projetos, Sistemas… vai me dizer que um grupo de 20 Estudantes de direito na USP não conseguem fazer um rascunho projeto de lei? Apresentem suas idéias, Divulguem, busquem apoio…

    é bem mais inteligente, civil e moral do que barricar a reitoria e ficar de braços cruzados dizendo de beicinho “Só saio quando vcs resolverem o meu problema”

    Podem se vender como “Lutadores revolucionários pelos direitos estudantis” e o cacete a quatro… no fundo, até o presente momento, são um bando de baderneiros atuando da unica forma que sabem pra fazer alguma mudança… com pedras, tacapes e fogo.

  13. CRISTINA says:

    28 DE MAIO DE 2007 – 21h05

    Ocupação da USP: PCdoB-SP defende autonomia universitária

    O Comitê Estadual do PCdoB-SP lançou, nesta segunda-feira (28), uma nota de “irrestrito apoio e solidariedade” à autonomia universitária. O partido denuncia o caráter inconstitucional dos decretos baixados pelo governador paulista, José Serra (PSDB), em medida que provocou forte reação do meio acadêmico e de outros setores da sociedade civil. A nota também qualifica como “símbolo da resistência” a ocupação da reitoria da USP por estudantes e funcionários. Leia o texto na íntegra.

    Nota em defesa da autonomia universitária

    O Partido Comunista do Brasil , Comitê de São Paulo, vem manifestar seu irrestrito apoio e solidariedade à luta em defesa da autonomia das universidades públicas paulistas, um dos pilares da democracia e dispositivo previsto na Constituição Estadual.

    Os decretos baixados pelo governador José Serra ferem este preceito constitucional e provocaram justa reação da comunidade universitária desde o inicio. Junto com os decretos, o governo tentou, até agora sem êxito, contigenciar recursos orçamentários vinculados das Universidades.

    As manifestações e mobilização de estudantes, docentes e servidores ampliaram-se e a questão da autonomia, inicialmente circunscrita aos campi universitários, alcança agora outros setores da sociedade.

    A ocupação do prédio da reitoria da USP por parte dos estudantes, que acabou se transformando num símbolo da resistência, deve agora ter seus desdobramentos encaminhados de forma madura, equilibrada e democrática.

    O PCdoB repudia qualquer tentativa de uso da força policial contra os estudantes e conclama as autoridades do Estado e toda a comunidade universitária a encontrarem um caminho de solução negociada que tenha como base a preservação da autonomia das universidades.

    São Paulo, 28 de maio de 2007

    Nádia Campeão
    Presidente Estadual do PCdoB – SP

  14. PV says:

    Senhores
    Eu tenho acompanhado na internet as movimentações sobre seu protesto, pela autonomia da universidade.
    Tal protesto é bem vindo e bem feito, em hora oportuna, onde José Serra está numa berlinda, pois seus reais interesses foram revelados: o uso do dinheiro das universidades em benefício de seu governo.
    Não se esqueçam que o objetivo do PSDB é a privatização do ensino público, e seu protesto poderá ser usado como argumento para tal, pois, na cabeça dos tucanos, o público onera o Estado, e tudo deve ser regrado pelo mercado.

    Por favor, mantenham seu protesto pelo tempo que for preciso. Mesmo que Serra mande a polícia usar de violência para retirá-los da reitoria, usem os métodos já conhecidos. A DESOBEDIÊNCIA CIVIL é uma arma ao alcance de todos, e que deve sr usada em casos de brutalidade com os interesses do país e de seu povo.

    É muito gratificante saber que, mesmo no Brasil – onde impera a igenorância e as novelas – há um movimento contra a política corrupta que quer vender meu país. muito obrigado.

  15. L. says:

    CRÍTICAS A DANTADD, ADMINISTRADOR DA WIKIPÉDIA
    Por L. 29/05/2007 às 11:00

    DANTADD, ADMINISTRADOR DA WIKIPÉDIA, É DURAMENTE CRITICADO EM PÁGINA DE DISCUSSÃO SOBRE OCUPAÇÃO DA USP. VEJA O TEXTO:

    Você quer saber minha real intenção? É ter a liberdade de escrever na wikipédia. Acho que todos esses pontos que você citou acima, se referem as coisas que passam na sua cabeça, a felicidade de poder dizer o que entra ou não na enciclopédia como se fosse sua… Mas ela não é… Poder se sentir o Dono Da Wikipédia. Talvez seja mais gostoso ainda pois ela é livre e você consegue ter influência assim mesmo… Meus parabéns! Estou cansado desse seu jogo sujo e de alguns outros administradores, que estragam os trabalhos com os quais vocês não concordam e ponto. Poucas pessoas foram colaborativas de fato! Mas ainda assim elas existem e eu agradeço. Essa zona toda poderia ter sido evitada se você tivesse engolido o seu ego, mas não, tem que dar a última palavra! E que dê! Tudo nessa vida é aprendizado, e muita gente está aprendendo com o que está acontecendo aqui. Na verdade, muitas das pessoas que queriam colaborar, só queriam justificativas claras e racionais se o artigo era ou não conveniente, ou ainda o que poderia ser melhorado. Mas você com suas intransigências só faz a coisa piorar, quer tudo do seu jeito. Evitei ataques pessoais, fiz esforços para discutir as coisas de forma decente, mas não consegui, virou um punhado de briginhas.
    Se coloquei o que escrevi acima na esplanada era para que um grupo de pessoas discutissem se o artigo era pertinente ou não. E ter ajuda para resolver o caso. Mas claro, o artigo foi removido, não tive nenhuma resposta ?oficial?. Ah! Claro, tive a resposta do Dantadd, que devo considerar oficial, desculpe.
    Peço desculpas aos moderadores que estão empenhados em resolver o problema, mas se não fosse o Dantadd e alguns outros moderadores, tudo isso poderia ter sido resolvido pacificamente… O João Carlos e outros erraram em entrar em ofensas pessoais, mas é que o Sr. Dantadd, revestido de seu poder de administrador em momento algum tentou resolver o conflito, mas só desgastar e descategorizar as pessoas que eram a favor do artigo. Apesar de não justificar, uma hora elas perdem a paciência, elas também têm o direito de se defender. O Sr. Dantadd pode não xingar as pessoas, mas desqualifica a todos que não têm a mesma opinião que ele. Acredito que desqualificar é uma maneira mais polida de ofender a moralidade de uma pessoa e de rebaixá-la, ou seja, é mais cruel. Mas é claro, nada diz nas regras da wikipédia que não pode desqualificar… xingar, não! Desqualificar, por que não, né Dantadd? Diversas sugestões foram dadas, mudar a página, eliminar a votação, permitir a melhora da página, mas é claro… Quem não quis? A única coisa que Dantadd dizer é: isso é panfletário, isso é panfletário, isso é panfletário ou atacar as pessoas que trabalhavam pelo artigo.
    Toda essa discussão é mais do que um artigo sobre a ocupação da reitoria da USP, é sobre as intrasigências que estão acontecendo na wikipédia lusófona.A wikipédia já tem problemas o suficiente de funcionamento, natural, pois lida com trabalho colaborativo, mas aqui na wikipédia em português, está impressionante. Vocês já pararam para dar uma olhada na quantidade de artigos na internet e algumas mensagens na própria wikipédia sobre os Xerifes da Wikipédia? Acho que daria até para ser mais um verbete e em formato enciclopédico. E se isso é possível, é porque infelizmente há pessoas que trabalham nessa linha. Espero que todo esse bate-boca sirva para o futuro trabalho dos administradores, assim para as pessoas que queiram colaborar com a wikipédia lusófona.

    URL:: http://pt.wikipedia.org/wiki/Discuss%C3%A3o:Greves_de_2007_em_universidades_p%C3%BAblicas_brasileiras

  16. Moxilao says:

    Todo o Apoio a Ocupaçao.

  17. vl says:

    DADOS INTERESSANTES.

    Harvard tem orçamento de US$ 2,8 bi e o das paulistas é de US$ 2,1 bi.

    Menos de 3% de todos os estudantes do Estado de SP ficam c 1/4 do q se gasta em educação.

    20% das despesas de custeio da USP vão p “programas sociais” dos estudantes.

    Um estudante universitário em SP custa 10 X o q custa um do ensino fundamental/médio.

    Em relação ao PIB, Brasil investe mais em educação q Japão e Alemanha.

    Na USP, há um professor p 15,2 estudantes, na Franca, é 1 p 32.

    E NÃO HÁ TANTOS UNIVERSITÁRIOS PAULISTAS COMPETENTES COMO JAPONESES, ALEMÃES, AMERICANOS E FRANCESES.

    UMA MINORIA UNIVERSITÁRIA ESQUERDOFRÊNICA, MASSA DE MANOBRA, DESRESPEITANDO DIREITO DE IR E VIR DE QUEM QUER ESTUDAR, AGREDINDO COLEGAS E PROFESSORES.

    VÍDEO MOSTRA CÁRCERE PRIVADO CONTRA PROFESSOR.

    http://www.youtube.com/watch?v=86jOh5n92bw

    E AINDA QUEREM MAIS AUTONOMIA, VERBAS, MORDOMIAS E MIMOS E TUDO SEM TRANSPARÊNCIA?

    PAÍS A CAMINHO DO INFERNO.

    RECLAMAM PQ NÃO QUEREM ESTUDAR.

    O MST informa: Lula é o “abre alas” da grande ofensiva p q Stédile chegue ao poder. O plano de “tomada do governo” foi anunciado em Curitiba durante a passagem de Chávez, q considera o “chefe nacional” do MST seu representante no Brasil e sucessor “natural e eventual” de Lula. O projeto de Chávez Brasil baseia-se:

    – Reeleição de Lula;

    – Contaminação urbana pelo MST

    – CONTROLE DAS UNIVERSIDADES

    – Controle de uma rede de comunicação

    E afirma q compra a opinião pública brasileira.

  18. morador eterno do crusp says:

    respondendo as criticas:

    -“so vagabundo”

    sim, só tem vagabundo lá! vc não sabia que todo estudante é vagal por definição? agora, vc que posta comentário lá pelas 2 da manhã, ou seria as 2 da tarde, só pode ser vagabundo por estar acordado numa hora dessas ou é vagal pq está fazendo isso do trabalho! e se vc está fazendo isso no seu horário de almoço, vai perder seu tempo com algo mais importante! vai ler algo, comer algo ou alguém e não enche meu saco!!!

    -“trabalhar q eh bom…..tsc tsc tsc”

    é.. as 3 da amanhã ou 3 da tarde vc me posta isso… das duas uma denovo, ou vc é um mega vagal ou mata seu trabalho fazendo isso, bonito, ein?

    -“Eu queria que vocês comentassem sobre a gasolina que disseram pra PM que vocês estão comprando.”

    sim, estamos comprando um caminhão tanque cheio! assim q ele chegar vamos despejar tudo isso encima de vc e jogar uma bituca na mistura pra vc oq acontece! hahahaha, vai procurar algo mais util pra fazer, porra!

    – “O Estado tem o DEVER de reprimir aquilo que é fora da lei, a frase acima é só uma amostra como o movimento estudantil IGNORA o ESTADO DE DIREITO E A DEMOCRACIA !!!”

    sim senhor(a)! sua vida só não é horrivel nesse momento pq uns milhares de idiotas que não respeitam o estado de direito deram suas vidas por isso… a começar pelo estado de direito (que não existe no brasil, mas isso é tema pra outra discussão) e a sua nobre (sic) amiga democracia (a qual veio pra essas terras numa forma muito deturpada mas tudo bem)

    -“tiveram de apelar para ocupações hostis e barricadas por falta do que fazer”

    hahahah, sim sim! os caras ocuparam aquilo e arranjaram essa treta toda pq tava fumando um cigarrinho do capeta quando o único da roda que ainda realizava alguma sinapse no seu cérebro teve essa fantástica ideia! hahahaha

    -“Se é racismo em boa parte é por que vocês mesmos estão tratando essas pessos como “especiais” e que merecem recursos “especiais””

    olha campeão se vc é negro, rosa ou lilá, problema/sorte a sua, agora, querer criticar o educafro pq é só para negros, aí já é complicado…. sim existem pobres de todas as cores mas os negros é que se foderam mais ao longo do tempo e esses esquemas são criados pra tentar ajudar eles de alguma forma, já que o governo não tá nem aí pra questão, criticar isso é facil, queria ver vc fazer melhor, e se um dia fizer, ficarei muito feliz por vc e pelo bem a sociedade que vc estará fazendo! não deixe que seu rancor de branco pobre que não consegue entrar nesses programas, corrompa sua alma, rs (ps: sou um mameluco pobre)

    – “torço também para que um movimento tão grande não esteja na mão de um bando de pirralhos alienados com camisas de Che Guevara”

    infelizmente está… mas espero que eles mudem com toda essa visibilidade que a mídia está dando pro movimento e não façam as cagadas que sempre fazem…
    ps: cê qué vara? hahahhaah

  19. Seus Vagabundos says:

    VAGABUNDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOSSSSSS!!!!!!

  20. Ricardo Araujo says:

    Particularmente acho uma tremenda babaquice querer reservar direitos especiais as pessoas que vocês consideram “negras”. Vocês querem dar vaores especiais a pessoas com PELE negra, por q negro, praticamento todos somos por sangue… e pessoas pobres são negras E brancas.
    Ou seja, de qualquer forma, cai em discriminação.
    Se é racismo em boa parte é por que vocês mesmos estão tratando essas pessos como “especiais” e que merecem recursos “especiais”.

    Solução é uma briga maior do que essa “massagem de ego” que estão promovendo. Pois solução é a melhoria e igualização do ensino para TODOS indiferente de qualquer variante.

    E espero que os Estudantes da USP sejam maduros em suas decisões. Pois QUALQUER aluno que sair preso, ferido ou machucado desta ocupação é culpa unica e exclusiva dos PRÓPRIOS autores dessa ocupação. Tenham cara para assumir esse fardo, pois foi falha de vocês achar outras formas de intervir e mudar o cenário politico, e tiveram de apelar para ocupações hostis e barricadas por falta do que fazer.

    Da região dos Lagos, torço para um fim pacifico e com lucro para educação de todos nós, torço também para que um movimento tão grande não esteja na mão de um bando de pirralhos alienados com camisas de Che Guevara.

  21. anonimo III says:

    “Também manifestamos aqui nosso desprezo a qualquer tipo de repressão, seja ela policial, jurídica ou política ao movimento estudantil ou a qualquer movimento social”

    O Estado tem o DEVER de reprimir aquilo que é fora da lei, a frase acima é só uma amostra como o movimento estudantil IGNORA o ESTADO DE DIREITO E A DEMOCRACIA !!!

    É evidente que os DCES estão apinhados de gente vagabunda que quer politizar a questão.

  22. IURI says:

    oi, eu sou aluno da puc-sp de direito, e tenho acompanhado a ocupação da usp, além de ter tido contato direto com a ocupação da unesp de assis.
    Eu acho que chegamos à um ponto da discussão, em que é preciso demonstrar as autoridades publicas, que independentemente de os decretos serem ou não inconstitucionais (e eu penso que são), eles devem vir abaixo, principalmente por se tratarem de algo que não condiz com a vontade do povo, uma vez que a grande maioria que busca se informar sobre o assunto, vem tendo posicionamento contrario aos decretos.
    vivemos em uma democracia, por mais constitucional e dentro da lei que seja um decreto, ele precisa condizer com a vontade da população, pois até mesmo as ditaduras possuem constituição, e fazer decretos constitucionais em uma ditadura ainda sim é violar o direito de todos.
    minha sugestão, tanto para a ocupação da usp quanto todas as outras, é que se arrecadassem assinaturas de alunos, professores, funcionarios, pais, parentes, amigos, simpatizantes da ocupação, visitantes, e todos os seguimentos da sociedade que estão a favor do fim dos decretos.
    se forem arrecadadas assinaturas com nome e rg, estas se tornaram um documento consideravel, e não poderam ser desprezadas pelo governador, uma vez que eu acho que todas as ocupações juntas renderiam milhares de assinaturas.
    bom, fica ai minha sugestão. espero que gostem.

  23. Roniery Rodrigues says:

    Todo apoio a ocupação à reitoria, pois esta não é uma luta somente de vocês, são de todos os estudantes e também da classe operária, para o combate das medidas imperalistas contra os direitos trabalhistas e estudantis.

  24. Zimbo says:

    Eu queria que vocês comentassem sobre a gasolina que disseram pra PM que vocês estão comprando.

  25. Roberto Sun says:

    O meu nome e Roberto Sun. Eu venho acompanhando a ocupacao na reitoria da USP atraves da internet, porque eu moro na California.

    Primeiro, deixa eu expressar a minha Total Solidariedade aos que estao ocupando a reitoria da USP!! E preciso muita coragem e determinacao para fazer o que voces estao fazendo!!

    Lutar pela autonomia da USP, e um ideal altissimo, que merece o suporte e respeito de muitos!!

    Mas vamos tentar solucionar o problema de algum modo!!

    1) O Governo do Serra, so se preocupa com politica. O Governo do Serra provavelmente nao iria revogar os decretos a nao ser que tenha uma saida politica..

    2) Os decretos eu li na pagina do seu blog, realmente tiram a autonomia da USP!!

    3) Para se chegar a uma SOLUCAO que o Governo de SP declare uma vitoria politica, e que os estudantes tambem possam declarar uma vitoria politica, seria uma MODIFICACAO DOS DECRETOS… A modificacao dos decretos teria que ter LINGUAGUEM ESPECIFICA EXCLUINDO AS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DA REGULAMENTACAO… Com a MODIFICACAO ADEQUADA dos decretos o Governo de SP poderia declarar vitoria politica, porque eles nao revogaram os decretos.. Com a MODIFICACAO ADEQUADA dos decretos, O EFEITO DA MODIFICACAO seria de que os decretos estariam realmente excluindo as universidades estaduais da regulamentacao, e os estudantes poderiam declarar vitoria politica tambem..
    Um Grande Abracao,
    Roberto Sun.

  26. camarada says:

    pizza com cerveja no bandejão, tv nos circulares (tv paga, logico) e colchões king-size pros ocupantes da reitoria, JÁ!!

  27. cumpanheiro says:

    Sera que ainda da pra incluir reinvidicacoes na pauta? Eu estava pensando em colocar um Todinho pra galera durante o intervalo !!! De manha podia ter sucrilhos no bandejao neh gente? E pra quem tem problemas intestinais, poderiamos disponibilizar um All-Bran, tudo Kelloggs claro ! Porque se nao for Kelloggs a gente invade algum lugar…sei la…q tal o hotel renaissance, ali pertinho da paulista?? La sim ia ser uma ocupacao de classe hum ?

  28. eu tb says:

    trabalhar q eh bom…..tsc tsc tsc

  29. Eu says:

    so vagabundo

  30. Lucas says:

    Penso que vocês estudantes da USP estão fazendo o que é certo, tem que ter investimento na educação nesse país.O governo precisa para de roubar um pouco e investir no único caminho para uma sociedade mais justa, a educação e não destruir ainda mais esse, já basta o que acontece nas escolas públicas – onde infelizmente, estudo- pena os alunos de escola pública serem tão ignorantes e nem ligar por um ensino de qualidade. Apoio o movimento estudantil por melhores condições e pela autonomia das Universidades. Espero um dia estar lutando com vocês por um Brasil mais justo para os meus filhos.
    Obrigado.

Comments are closed.