Mocão de Repúdio ao professor Elcio Abdalla

Tal professor quis impedir que a decisão por greve, dos próprios estudantes da Física, aprovada em assembléia deste curso, prevalecesse. Ou seja, o professor agrediu a democracia estudantil. 

A Assembléia dos Estudandes da USP, reunida em frente à Reitoria no dia 22 de maio de 2007, repudia o professor Elcio Abdalla tendo em vista a agressividae de suas ações durante a greve dos estudantes do Instituto de Física. Denunciamos que o professor não respeitou a integridade física e moral dos estudantes, além de causar danos ao patrimônio público em nome de uma ação individual, intransigente e orgulhosa. Lembramos que o professor Elcio Abdalla assinou uma carta defendendo o autoritarismo, a indicação dos representantes discentes pela reitoria, a permanência da PM no campus e o uso desta para reprimir grupos de "desclassificados". Reiteremos que as ações do professor Elcio Abdalla não condizem com o projeto de universidade defendido pelos estudantes que idealizam a democracia.

This entry was posted in Moção de apoio. Bookmark the permalink.

12 Responses to Mocão de Repúdio ao professor Elcio Abdalla

  1. Carlos says:

    Ops, basta dar uma olhada na foto que encabeça este blog para ver quem está “causando danos ao patrimônio público”.

  2. Carlos says:

    Olha, se os sociólogos da USP não fossem tão comunistóides quanto vocês, poderiam fazer um estudo. Pois não há prova mais clara do quanto o pensamento revolucionário pode ser semelhante ao fascista. Vocês fazem o que bem querem, impõem a vontade de uma minoria (grupinho de ditadores) e se alguém reclama ou reage, tratam logo de caluniar, de acusar o cara do que, na verdade, vocês praticam. Como podem ser tão caras-de-pau acusando o professor de “causar danos ao patrimônio público em nome de uma ação individual, intransigente e orgulhosa”, quando é exatamente isso que vocês fazem? Será que o professor é assim tão violento e forte para encarar uma turba de estudantes sozinho e ainda causar mais danos a vocês do que vocês a ele? Tenha santa paciência… Vocês acham que somos todos idiotas.

  3. Rogério says:

    Ops. Eu quis dizer “alunos têm violada”.

  4. Rogério says:

    “Não vêem que é por todos que lutam?”

    Agora pronto. Professores são agredidos, aulas são interrompidas, alunos tem invioladas a privacidade de seus e-mails, mas ninguém devia estar reclamando.

    Afinal é para o nosso bem.

    Aff…

  5. Marcela says:

    Pelo amor de Deus, da Democracia, do povo ou de quem quer que prefiram! O problema, o grande problema do movimento estudantil é este. Enquanto poucos dão a cara pra bater, ficam acampados na reitoria (Como eu pude ver, não pareciam felizes não, há quem diga que são baderneiros, mas é de se ver nos olhos e na expressão que estão lá por ideal, coisa que muito poucos têm)outros da poltrona confortável de casa criticam, apontam o dedo, falam falam falam… Não vêem que é por todos que lutam? Que pouco importam as miudezas, as diferencinhas, que se todos se unissem e parassem de discutir bobagens de partidos, encaminhamentos, visões… Ai que coisa! Se nós, que estamos dentro da universidade, não temos a decência de ir olhar o movimento, nos inteirarmos de tudo, quem está de fora terá? Temos de defender nosso direito, como universidade pública, e que cessem as discussões por frivolidades, se o professor entrava ou saía, quem desobedece quem… O que está em jogo é sério, e é nosso dever como estudante a reivindicação. ENXERGUEM

  6. anonimo says:

    O mais patético é que o Prof. estava SAINDO do INSTITUTO, mesmo assim, esses esquerdopatas tentavam impedí-lo !

    É o fim da picada. Este evento marca para mim o FIM do movimento estudantil inteligente. Aquele… lembra ? Que lutava contra a ditadura e a favor do estado de direito…

    O movimento estundantil morreu ! Foi enterrado por estes esquerdopatas.

  7. Rogério says:

    Vocês têm o direito à “Desobediência civil”, mas o professor não tem o direito de desobedecer vocês?

  8. João says:

    Vcs que estão ‘ocupando’ a reitoria precisam entender apenas o seguinte: existe uma coisa em direito chamada “princípio da legalidade”. Em linhas gerais, quer dizer q vc não é obrigado a fazer nada, a não ser q esteja escrito em alguma lei (p. ex: tem uma lei q diz q vc deve pagar imposto, por isso vc TEM QUE pagar). Se uma minoria (que é o caso de vcs), ou mesmo uma maioria q fosse, decidisse entrar em greve, mesmo assim, aqueles que forem contra não são obrigados a aderir, continuam c/ todo o direito de assistir às aulas q bem entenderem. Será q isso consegue entrar na mente revolucionária de vcs ?

  9. Rodrigo says:

    É uma pena que a classe estudantil em nosso país seja isto.
    Em primeiro lugar vocês deveriam agradecer pela oportunidade de estudo. Na realidade a cada dia, nota-se que o Brasil é o país dos paradoxos… Enquanto uns negam-se a estudar outros tantos brigam por patéticas cotas, baseadas em sua etnia ou classe social. Um absurdo, o suposto “excluindo” se marginalizando cada vez mais, mas este é outor assunto.
    Bom, fato é que qualquer reinvidicação ou “luta” é licita desde que não se traduza em violência ou imposição, aliás esta palavra, “imposição”, deve estar confundindo a cabeça da “oposição”, no caso os alunos insatisfeitos. Acredito que se a preocupação destes baderneiros fosse séria, certamente estes mesmos alunos estariam lutando por um congresso nacional mais honesto, moradias para a população de baixa renda etc. Mas não! Limitam-se a pensar que o mundo gira em torno de seus “umbiguinhos” – suginhos é claro – para tentar impedir um cidadão de bem de trabalhar, cumprir seu ofício e garantir o sustento de sua família. Se vocês querem respeito, começem respeitando opiniões diversas e contrárias às suas… Bando de mimados

  10. ANonimo says:

    Não se pode repudiar uma pessoa que só queria trabalhar. A violência está nas pessoas que ficam se escondendo atrás de assembléias não representativas para fazer prevalecer objetivos de pequenos grupos.
    A assembléia foi tão legitima que os proprios organizadores precisaram jogar cadeiras nos corredores e tocar bumbo para ela prevalecer.
    Acho que o IF deveria punir esse vandalos, que a unica coisa que conseguiram é uma revolta generalizada dos estudates contra eles.
    Talvez com os alunos brigando para ter aula em rede nacional e outros subindo na torre do relógio, talvez o governo não precise muito para sucatear nosso ensino, os estudantes já dão conta disso sozinho

  11. Juan says:

    “…não condizem com o projeto de universidade defendido pelos estudantes que idealizam a democracia” Democracia? Que democracia? A democracia pode em si ferir os direitos de cada estudante de ter o livre acesso aos predios do instituto?

    A democracia pode impedir os alunos que querem aula de terem aula? Se muitos optam pela greve, fiquem com ela, e se poucos (que no caso nao sao) optam pela aula, que sigam para a aula. No fim, vemos quem estar em maior numero.

  12. Tiago (IP-USP) says:

    Se os alunos da física votaram a greve, porque impedir o acesso aos prédios de aulas? Se os alunos já haviam “decidido” que estavam em greve era só não ir p/ a aula e pronto! Me parece que esse caso foi (mais) uma tentativa de imposição da opinião de um pequeno grupo de alunos sobre os demais (pelas minhas informações somente um pequeno número de alunos votou a greve na Física).
    Claro que isso não justifica uma agressão por parte do professor, mas não sejam inocentes achando que o comportamento agressivo do pequeno grupo de alunos ao tentar impedir o livre acesso ao prédio e barrar fisicamente o Prof. é menos grave.

Comments are closed.