CARTA ABERTA À POPULAÇÃO
Iniciado pelo movimento dos estudantes da USP, os funcionários, estudantes e professores do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da USP (FOFITO) decidiram entrar em Greve junto ao movimento geral de Greve da USP.
Estamos vivendo um momento político muito importante e delicado na Universidade que nos exige uma posição de defesa da autonomia de sua administração e de que ela continue sendo pública e de qualidade. Tudo isso está ameaçado pelos decretos que o Governo do Estado de São Paulo fez desde o início deste ano.
Estes decretos vão contra a Constituição do Brasil, mesmo assim, eles estão vigentes e, se não forem anulados, têm como conseqüências:
– a suspensão da contratação de funcionários e docentes;
– mais burocracia para gerenciar o dinheiro da Universidade para construção, manutenção e compras, que terão que ser submetidos ao Governador e seus secretários para sua aprovação;
– o fim da autonomia das Universidades Públicas Estaduais que passam a ter que obedecer cada governo e seus partidos que entram a cada 4 anos no poder, sem conseguir tomar decisões separadas deles.
Além das implicações destes decretos, a FOFITO luta por:
– Contratação de professores e funcionários;
– Construção e manutenção de prédios, que estão em situação provisória e precária há anos, para melhor atendimento da comunidade e dos estudantes;
– Uma biblioteca que dê apoio à formação dos estudantes e às pesquisas;
– Recursos que garantam a permanência dos estudantes de todos os cursos na Universidade (melhorias nas condições de moradia, transporte e alimentação)
Esclarecemos que os atendimentos oferecidos à população, em função das atividades de Greve, serão mantidos com algumas alterações que serão avaliadas de acordo com critérios estabelecidos por cada equipe responsável e comunicados com antecedência à população.
Solicitamos apoio e participação de toda a comunidade e nos colocamos à disposição para conversas, debates e esclarecimentos. Convidamos a todos para as atividades de Greve organizadas pelos estudantes, professores e funcionários que estão ocorrendo na USP e fora dela.
São Paulo, 25 de maio de 2007
ESTUDANTES, FUNCIONÁRIOS E PROFESSORES da FOFITO